PUB

Fact-Checks

Covid-19

Não, não existe uma nova variante da Covid-19 chamada ‘flurona’

10 Jan 2022 - 10:00

Covid-19

Não, não existe uma nova variante da Covid-19 chamada ‘flurona’

“Agora vem a ‘flurona’. Mais uma variante para mais vacinas”, lê-se numa publicação partilhada no Facebook, no dia 2 de janeiro. Num outro post, feito a 5 de janeiro,  pode ler-se também: “Protejam-se. Variante Ómicron, Alfa, Beta, Gama, Mú, Delta, Variante Indiana, Britânica, do Brasil, de África do Sul, IHU, Flurona… Esqueci alguma?” É ainda partilhada uma imagem de um cartoon sobre vacinação.

As publicações nas redes sociais começaram a surgir depois de ter sido detetado o primeiro caso de “flurona” em Israel. No domingo, o Ministério da Saúde israelita confirmou que uma mulher grávida, não vacinada, testou positivo à Covid-19 e à gripe. A mulher tinha sintomas ligeiros da dupla infeção e teve alta depois de ter sido tratada.

Mas será a “flurona” uma nova variante?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é normal que os vírus mudem e evoluam à medida que se propagam entre as pessoas, ao longo do tempo. Quando estas alterações se tornam significativamente diferentes do vírus original, são conhecidas como variantes. Para identificar essas variantes, os cientistas estruturam o material genético dos vírus e depois procuram as diferenças entre eles para ver se houve alterações. Desde que a Covid-19 tem vindo a espalhar-se, surgiram e foram identificadas variantes em vários países.

No entanto, neste caso, não se trata do surgimento de uma nova variante. A “flurona” é o termo usado para o contágio duplo com Covid-19 e a gripe (“flu”, em inglês) – causada pelo vírus influenza.

Contactado pelo Viral, Paulo Paixão, presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia, confirma que a “flurona” não tem nada a ver com uma nova variante e garante que situações como esta são normais. “Uma pessoa ter gripe e ter outro vírus respiratório sempre aconteceu. Nunca tivemos propriamente a noção de ser muito mais grave, mas temos de garantir que não seja”, aponta.

PUB

“Ponto 1: se a pessoa for duplamente infetada poderá realmente piorar o quadro, mas neste momento ainda não temos nenhuma evidência disso. Ponto 2: as pessoas mais suscetíveis às complicações estão vacinadas na sua maioria, quer para uma coisa, quer para a outra. E também é pouco provável que haja assim tantos os casos de infeção dupla. É um azar, porque mesmo que haja muitos casos de Covid, e pelas últimas estimativas vamos ter realmente imensos, não sabemos se com a gripe vai ser assim”, esclarece o virologista.

Como é que se sabe se é Covid-19, gripe ou ambos?

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, tanto a Covid-19 como a gripe podem ter vários graus de sinais e sintomas, que vão desde nenhum sintoma (assintomático) a sintomas graves. Ambos têm vários sintomas em comum, como a febre, a falta de ar (ou dificuldade em respirar), dores musculares, dores de cabeça, entre outros.

No entanto, Paulo Paixão chama à atenção para a questão dos sintomas, pois “mesmo isoladamente, nós já não conseguimos distinguir uma da outra. A história da anosmia – o sabor e o cheiro – mesmo agora com a Ómicron já não é muito frequente”.

Assim sendo, é recomendado que continuem a ser feitos os testes à Covid, analisados em laboratório, e existem testes que detetam ao mesmo tempo a Covid-19 e a gripe. Contudo, esta é uma hipótese que, neste momento, não se justifica adotar com frequência, de acordo com o presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia.

Paulo Paixão defende que fazer este tipo de testes teria algum interesse apenas em “casos particulares, que se justifiquem ou pela gravidade ou se a pessoa esteve em contato com uma pessoa com gripe e Covid, e outra com apenas Covid, por exemplo”.

PUB

Concluindo, é falso que a “flurona” é uma nova variante do novo coronavírus. As variantes surgem quando há alterações significativas na composição de um determinado vírus, mas neste caso trata-se da infeção dupla por dois vírus distintos.

Categorias:

coronavírus | Covid-19

Etiquetas:

coronavirus | Covid 19 | vacinas

10 Jan 2022 - 10:00

Partilhar:

PUB